sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

UMA VIDA COM SIGNIFICADO

Passamos a vida numa correria constante para tudo. Passamos a vida a amealhar coisas em casa, de sacos de um lado para o outro. Passamos a vida a pensar no que fizemos mal, no que estamos a fazer mal ou no que poderemos fazer mal no futuro se não tivermos atenção. Passamos a vida a comparar-nos com outras pessoas, achando sempre que elas sim, elas fazem tudo certo e dizem as coisas quando têm de as dizer.
Todos somos diferentes. Todos. Por mais que eu pense que gostava de ser mais assertiva, mais directa, mais justa, mais frontal, mais má de vez em quando a verdade é só uma: todos somos diferentes.
E temos de tentar, nesta diversidade de personalidades, encontrarmo-nos e termos a consciência que somos sempre nós próprios.
Todos queremos que a nossa vida tenha um significado. Queremos deixar boa impressão. Queremos que a vida não seja apenas um punhado de anos a passar por nós e nós sem conseguir agarrar metade deles. Queremos deixar boas acções, boas escolhas, bons sentimentos nas outras pessoas.
A minha vida ganhou um significado especial quando me casei. Bem, antes já tinha sentido esse significado durante o tempo que namoramos. Mas o verdadeiro sentimento de partilha nasceu quando começamos a viver na mesma casa. Dizem que não é fácil. Dizem que há um período de habituação e ajustamento. Dizem. Connosco foi fácil e rápido. Foi como se tivéssemos nascido para estarmos os dois, para vivermos os dois naquele ninho no alto da árvore mais bonita do jardim.
Hoje de manhã, enquanto fazíamos juntos o percurso para o nosso emprego, falávamos de pessoas, da personalidade feroz de algumas e passiva de outras. Da personalidade recta e sem curvas de algumas e os caminhos sinuosos de outras. E isso levou-me a pensar que também eu quero deixar algo de bom a este mundo. Mas, sobretudo, quero ser sempre eu própria, com tudo de bom e de mau que isso acarreta.
Porque as coisas boas devem ser escritas. E os sentimentos bons devem ser passados e deixados para que, num dia de vento, se consigam espalhar por muita gente; para que, num dia de sol, consigam aquecer muitos corações e para que, num dia de chuva como o de hoje, consiga ser deixado através de gotas na cabeça de cada um de vocês (mas atenção à chuva fria, andam aí muitas gripes e eu não vos quero constipados) ;)


créditos imagem | pinterest


1 comentário:

Raquel Caldevilla disse...

É assim mesmo! Go for it :)